Tipos de Refletores nos Teatros, por Armando Neto

Ao assistirmos uma peça de teatro, uma apresentação de ballet ou até mesmo uma palestra, muitas vezes não percebemos toda a infraestrutura necessária para que aquele momento realmente aconteça. Desta forma, podemos considerar que uma das principais disciplinas que compõe o teatro é a iluminação cênica, que pode ser definida como um conjunto de técnicas e equipamentos, cujo objetivo é iluminar o ambiente, criando atmosferas, formas e diferentes efeitos.

Os equipamentos que conhecemos vivenciam um constante desenvolvimento tecnológico, como é o caso dos nossos refletores. Eles são instrumentos que possuem um sistema de fonte de luz, com um sistema óptico (lente), uma fonte luminosa (lâmpada), um espelho reflexivo e uma “carcaça” metálica. Cada aparelho apresenta características diferentes para os mais variados usos. Portanto, listamos os principais refletores encontrados nos teatros e auditório: 

REFLETOR PC (PLANO-CONVEXO)

Este refletor possui uma carcaça metálica em formato de “paralelepípedo”. Em sua parte traseira, é instalada uma lâmpada halógena (Atualmente, podemos encontrar esse modelo em LED) com potência variada, mas, normalmente, vemos modelos de 500W, 1000W e 2000W com temperatura de 3000K em média. Mais a frente, encontramos a lente que dá o nome ao refletor, sendo plana em uma face e convexa na outra. A principal característica deste refletor, é possuir uma homogênea arredondada com bordas marcadas, a maioria dos modelos conta com um sistema de zoom que afasta e aproxima a lâmpada da lente, alterando então o ângulo de abertura. Sua utilização é variada, pois o modelo é muito versátil, podendo ser utilizado para luz de frente, preenchimento e fundo. Para uma iluminação mais difusa ou colorida, o refletor possui um porta filtro (gelatina), que poderemos conferir no próximo post, sobre “acessórios”.

Refletor PC

FRESNEL

Com a carcaça metálica e lâmpada similar ao refletor pc, o modelo FRESNEL leva esse nome por possuir uma lente que combina com as características da plano-convexa, porém, com uma diferença de círculos concêntricos voltados à sua parte convexa. Este tipo de lente, possibilita que o equipamento possua uma luz mais concentrada no centro com as bordas mais suaves. O engenheiro Augustin-Jean Fresnel foi o desenvolvedor dessa lente, na época, era utilizada  faróis marítimos por possuir um comprimento focal maior ao modelo plano-convexo. Sua utilização é variada, e sem dúvida, é um dos equipamentos mais utilizados dentro do teatro, pois o modelo é muito versátil, podendo ser utilizado para luz de frente, banho, efeitos, entre outros.

Fresnel

REFLETOR PAR

Este refletor possui esse nome por possuir em seu interior, um espelho parabólico em alumínio, uma lâmpada halógena e uma lente, sendo todos os componentes selados em um único objeto. Este refletor é disposto em vários tamanhos, mas o que mais encontramos nos espaços cênicos, é chamado de PAR64. O Refletor PAR64 possui uma carcaça metálica com a lâmpada SEALED BEAM, possuindo uma potência de 1000W. Este equipamento é muito utilizado em contraluz, possuindo também, o porta filtro para luzes difusas ou coloridas.

Refletor Par

REFLETOR PARLED

O refletor PARLED segue o mesmo princípio do PAR64, porém, ao invés da lâmpada halógena, são utilizadas lâmpadas LED com potência média de 200W. Este tipo de equipamento é muito utilizado para iluminação de preenchimento, fundo e efeitos.

REFLETOR ELIPSOIDAL

Um dos refletores mais versáteis para os espaços cênicos, composto por uma carcaça metálica com lâmpada originalmente halógena, apesar de hoje os modelos serem majoritariamente em LED, um espelho fixo no meio, um segundo espelho móvel na parte frontal e um conjunto de facas que possibilitam o recorte da luz posicionado atrás das lentes. Dizemos que esse tipo de refletor é o mais versátil, pois é possível instalar nele, acessórios para efeitos de iluminação, irís para regulagem de abertura e fechamento e filtros para coloração ou difusão. Atualmente, encontramos os modelos LED que dispensam o uso do filtro. Dentro dos espaços cênicos, é utilizado para iluminação frontal, a pino, entre outras.

Refletor Elipsoidal

MOVING LIGHT

Os moving lights ou moving head, são equipamentos robóticos parametrizados. Eles são compostos por um processador em sua base e uma “cabeça” móvel que através de configurações, se movimenta “PAN” e “TILT” e possui lentes que dão “ZOOM”. Possui uma lâmpada LED com potência variada de 200W até 1000W e através dos parâmetros, é possível selecionar as cores e efeitos, através das rodas de cores e gobos. Os três principais tipos de moving head são: Beam (facho mais fechado e intenso), Spot (facho mais aberto e distribuído) e Wash (facho de luz para banho de luz).  Esse tipo de equipamento é muito utilizado em apresentações musicais, eventos e efeitos especiais.

Moving Light

RIBALTAS

As ribaltas são equipamentos com lâmpadas LED com potência média de 200W a 600W, que possuem um formato mais alargado e um sistema RGB, RGBW ou RGBWA. Alguns modelos também possuem base robótica parametrizada com movimentação “PAN” e “TILT” e “ZOOM”. Geralmente, a ribalta é posicionada à frente do palco para uma iluminação inferior ou nas laterais e fundo de palco para iluminação de efeitos.

Ribaltas

-Engenheiro Armando Neto

Anterior
Anterior

Engenheiro: o que você precisa saber sobre Teatros, por Armando Neto

Próximo
Próximo

Arquivos Cineplast - Theatro Municipal de São Paulo