Engenheiro: o que você precisa saber sobre Teatros, por Armando Neto
Em um teatro, arte e técnica são conceitos indissociáveis, afinal, como seria possível a magia de um espetáculo sem toda a sua estrutura física? Não existe teatro nenhum que não tenha um verdadeiro engenheiro por trás de seu projeto. Afinal, em um espaço cênico os mais diversos ramos da engenharia encontram-se, não se restringindo apenas a engenharia civil, mas também abrangendo a engenharia elétrica e toda a automação e controle.
Cenotecnia trata-se da manipulação de elementos e estruturas dentro de um teatro, envolvendo equipamentos de iluminação, vestimentas, áudios, vídeos… e todos os outros fatores técnicos sem os quais um teatro simplesmente não estaria apto a comportar toda a grandeza de uma peça.
As referidas estruturas possuem todo o aparato necessário para sustentar e movimentar, com segurança, toneladas de equipamentos essenciais para a composição de um espetáculo. Isso sem citar que os próprios mecanismos possuem em sua estrutura metálica, cargas próprias extremamente elevadas, que movem-se em perfeita sincronia com toda a estrutura do cenário.
Assim, tais cargas, junto de seus pesos consideráveis, encontram-se localizadas suspensas sobre o palco, portanto, em cima dos atores, apresentadores e todos que entram em cena!
Dessa forma, o trabalho de um engenheiro é de suma importância para que se tenha a garantia de que essas estruturas são capazes de sustentar-se ao realizar todos os movimentos, com segurança plena, evitando qualquer tipo de acidente.
Ante o exposto, o edifício deve ser bem dimensionado desde o seu projeto estrutural inicial. É necessária a presença de pilares e vigas robustas em todos os níveis estabelecidos. Tratando-se de caixas cênicas, podemos citar quatro níveis estruturais pré-estabelecidos:
Piso de Palco;
Varanda Técnica;
Varanda de Carregamento;
Urdimento.
O piso de palco normalmente compõe-se por uma estrutura mista, a partir da interligação de elementos metálicos e barrotes de madeira, além de possuir fitas de Neoprene para o amortecimento e o próprio assoalho que dará todo o acabamento físico e estético para o palco. Tais aparatos devem ter condições de comportar até 500 Kg/m², razão pela qual é de suma importância que a laje para este nível seja devidamente dimensionada.
Quanto a Varanda Técnica, por sua vez, é o nível no qual encontra-se uma passarela metálica, primordial para a instalação de freios das manobras contrapesadas e as malaguetas das manobras em tiro direto. Portanto, faz-se necessário que a estrutura seja corretamente fixada em vigas de concreto, para que tenha capacidade de suportar a sobrecarga de 350 Kg por metro linear da varanda técnica.
Já a Varanda de Carregamento é o nível no qual os operadores do maquinário cênico contrapesam as manobras. Dessa forma, parte das pastilhas de contrapeso ficam à disposição no piso de uma passarela, que assim como a passarela técnica, deve ser fixada às vigas de concreto com uma sobrecarga de 1500 Kg por metro linear da varanda de carregamento.
Enfim, o urdimento, que é o principal nível de um projeto de teatro, é o nível no qual estão instaladas todas as polias que fazem a suspensão e a movimentação das manobras contrapesadas e motorizadas.
Comumente, o urdimento possui perfis do tipo "U" intercalados para que os cabos de aço passem pelos vãos e todo o conjunto suporte uma carga mínima de 450 Kg/m². Além do próprio peso do piso metálico e das varas, o conjunto também deve suportar os motores e operadores que realizam a manutenção deste nível, de modo que são dimensionadas treliças ou vigas do tipo "W" capazes de sustentar toda a sobrecarga do conjunto completo, cujas quais também devem ser instaladas em vigas de concreto, devidamente preparadas para receber este elemento.
Ademais, o projeto elétrico de um teatro também exige um dimensionamento correto, para comportar a energia de todos os equipamentos de iluminação, áudio e vídeo. Por se tratar de equipamentos com comunicação digital, é imprescindível que a alimentação ocorra diretamente do quadro geral de baixa tensão, cujos quais devem ser instalados com observância das proteções necessárias a partir do ponto de esfera dos cabos de energia. Portanto, a empresa executante deve projetar seu quadro de força com as devidas condições necessárias para o pleno funcionamento.
Os equipamentos possuem cargas nominais de 200w, 500w e até mesmo 2.000w, afinal, um espetáculo, normalmente, exige a utilização sincrônica de inúmeros refletores e caixas acústicas ligados simultaneamente. Dessa forma, o sistema deve ser muito bem elaborado para que não ocorra nenhuma sobrecarga elétrica ou falta de energia disponível no edifício.
Assim todos os sistemas são integrados e conversam entre si constantemente e por esta razão é necessário que todos os projetos sejam compatibilizados para que todos os riscos sejam eliminados e não haja nenhuma falha na estrutura do edifício, bem como na própria estrutura cenotécnica.
Assim, todos os detalhes são minuciosamente pensados e trabalhados para que o show ocorra atingindo o ápice de seu potencial!
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-Engenheiro Armando Neto