Espaços Cênicos - A Tipologia dos Teatros

Originado na Grécia antiga, no século VI a.C., o teatro surgiu como uma homenagem ao Deus Dionísio, a partir de festas, rituais sagrados e procissões, a fim de promover períodos de prosperidade. Durante a ritualística, Téspis – o primeiro ator ocidental – ousou se passar pelo Deus, afirmando: “Eu sou Dionísio”. O ato espantou o povo, pois se tratava de um homem colocando-se no lugar de uma figura mitológica. A partir daquele momento, desenvolveu-se o que conhecemos como teatro.

Com o desenvolvimento da humanidade, surgiram os espaços próprios para o desenvolvimento de peças teatrais e apresentações, denominados: espaços cênicos. No entanto, existem diversos tipos, que se diferem entre suas características e experiências. Atualmente, existem oito principais, sendo eles: italiano, arena, múltiplo, ao ar livre, arquitetônico alternativo, teatro de ópera, café concerto e elisabetano.

Festividades ao Deus Dionísio.

A tipologia mais tradicional - e comum - é a italiana, que se determina pela plateia (retangular, em leque ou ferradura), disposta frontalmente ao palco, classificado como retangular, diante de uma boca de cena (abertura na "parede" que divide o palco e plateia, sendo como o espectador visualiza o espetáculo). Apesar da distinção, a tipologia teatro de ópera é uma variante, que inclui um fosso de orquestra, entre o palco e a plateia.

Cineplast Cenotecnia - Teatros, Projetos e Vestimentas Cênicas

Teatro tipologia italiana.

Referente à acessibilidade, surge a tipologia arena, que se consagra como uma solução prática, com um ótimo custo benefício e que consegue envolver a comunidade. Ela se baseia em uma plateia diversa (circular, quadrada…), disposta no entorno do palco (circular ou quadrado).

Cineplast Cenotecnia - Teatros, Projetos e Vestimentas Cênicas

Teatro tipologia arena

A tipologia múltipla se baseia em espaço único, sem determinação fixa de locais e formas, dotado de equipamentos móveis para localização do público (arquibancadas e cadeira) e de cena (praticáveis, módulo…), que permitem a montagem de diversas disposições de palco/plateia. Também pode ser chamado de espaço experimental.

Cineplast Cenotecnia - Vestimentas Cênicas, teatros e projetos

Teatro tipologia múltipla

Diferente de tudo já visto, a tipologia elisabetana se baseia em um palco misto, que funciona com um espaço fechado e retangular, com uma grande ampliação do proscênio (retangular ou circular). O público permanece nos três lados, com a visão geral. As peças de William Shakespeare marcaram o espaço, principalmente, no Reino Unido, que é considerado o berço da tipologia.

Cineplast Cenotecnia - Teatros, Projetos e Vestimentas Cênicas

Teatro tipologia elisabetana

No cotidiano, os espaços cênicos se adaptaram - e se aproximaram ainda mais do grande público. A tipologia café concerto é a definição de tal afirmação, através da disposição de palco que se assemelha com a italiana, porém, a plateia é equipada com mesas, cadeiras e serviços de bar. Ilustra-se também a tipologia arquitetônica alternativa, que segue o princípio de improviso dos espaços, por meio da instalação improvisada de equipamentos.

Cineplast Cenotecnia - Teatros, Projetos e Vestimentas Cênicas

Teatro tipologia café concerto

Conte para nós qual é o seu favorito!!

Anterior
Anterior

O que é Cenotecnia?

Próximo
Próximo

Ideologia Estética - Paulo Mendes da Rocha