Segurança no Ambiente Teatral - pelo Arq. Marcelo Caliani

No teatro, cada detalhe faz a diferença; Das palavras de um roteiro até o projeto da caixa cênica. E quando o assunto é segurança, os cuidados são essenciais para todos: artistas, operadores e claro, a plateia. Afinal, "segurança” não é uma escolha, mas uma pauta indiscutível e intransferível, que precisa ser a prioridade de qualquer projeto cenotécnico. Portanto, venha conosco compreender alguns detalhes que necessitam de uma atenção especial:

Arquiteto Marcelo Caliani e Arquiteta Talita Cordeiro, em uma visita técnica ao Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, São Paulo. 05 de Janeiro de 2022 - Arquivos Cineplast

Movimentação das varas:

A segurança nas varas contrapesadas é um dos pilares fundamentais de qualquer projeto cenotécnico, principalmente, quanto a caixa cênica. A movimentação desses sistemas requer atenção constante. Antes de qualquer manuseio, é indispensável verificar o balanceamento entre os pesos e contrapesos, assegurando que estejam corretamente ajustados de acordo com a carga suspensa — sejam cenários, varas de luz ou equipamentos diversos.

Os operadores devem estar devidamente treinados e utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes, luvas e calçados de segurança, tornam-se práticas obrigatórias Além disso, é essencial seguir procedimentos operacionais padronizados, respeitando os limites de carga e realizando inspeções periódicas no sistema de polias, cabos e trilhos. Pequenas falhas podem - sim - gerar grandes riscos, tanto para os profissionais nos bastidores quanto para os artistas em cena e o público presente.

Prevenir é sempre melhor do que remediar: a segurança das varas contrapesadas deve ser planejada desde o início do projeto e revisada constantemente ao longo de toda a produção, através da manutenção preventiva, cujo objetivo principal é assegurar qualquer imprevisto. Contate o nosso time de especialistas para saber mais, okay?

Arquiteto Marcelo Caliani, em uma visita técnica ao Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, São Paulo. 05 de Janeiro de 2022 - Arquivos Cineplast

Sistema de iluminação cênica:

A iluminação cênica exige atenção rigorosa aos aspectos de segurança, tanto na instalação quanto na operação. Todos os cabos elétricos devem estar organizados, identificados e devidamente isolados para evitar riscos de curto-circuito, sobrecarga ou acidentes por tropeços. O uso de canaletas, passagens elevadas ou sistemas de fixação é recomendado para manter as rotas de cabeamento seguras e acessíveis.

Refletores, moving lights e demais equipamentos de iluminação devem estar firmemente fixados nas estruturas de suporte, como varas ou grids, com o uso obrigatório de dispositivos de segurança secundária, como cabos de aço ou correntes. Isso garante que, mesmo em caso de falha do sistema principal de fixação, o equipamento não caia e cause acidentes.

Vestimenta cênica:

A vestimenta cênica do palco — como cortinas, bambolinas e pernas — deve ser funcional, resistente e, acima de tudo, segura. Evite o uso de materiais inflamáveis ou que não tenham tratamento antichamas (ignifugados), conforme as normas técnicas de segurança para espaços cênicos. Também vale ressaltar que a manutenção destes elementos não são apenas pela parte estética, mas pela sua funcionalidade e segurança. Portanto, a manutenção da vestimenta cênica é indispensável.

Na Cineplast Cenotecnia acreditamos que são os pequenos detalhes que constroem grandes experiências, há mais de sessenta anos. Por isso, colocamos a segurança como prioridade absoluta — é ela que garante que a magia do teatro aconteça com excelência, sem riscos ou imprevistos.

-Marcelo Caliani

Próximo
Próximo

Fragmentos do Brasil